Fechar

Poupe tempo!

Como comunicador, vejo que a principal barreira do sucesso de uma mensagem é o tempo que você gasta para transmiti-la. Parece meio “óbvio” que, quanto mais rápido a pessoa entende a mensagem e a aceita, mais efetivo será o sucesso do seu objetivo ali proposto.

No mundo dos negócios, vemos em processos de prospecção, apresentação e negociação com novos clientes, uma pilha de slides, pastas e materiais sem sentido, buscando um único objetivo: “Fazer seu cliente entender que ele precisa de você”. Com isto, você se coloca na perspectiva de que quanto mais ele souber, mais entenderá que você é a solução para a dor dele.

O grande problema aqui e talvez o mais negligenciado, é o TEMPO que você gasta (algo em torno de 20 a 30 minutos) para discursar um roteiro descritivo que busque transmitir a mensagem e o torne diferente dos outros. Neste momento, vejo o quão importante é você entregar a mensagem principal da forma mais rápida e efetiva possível para que deixe o tempo reservado a sua conversa com o cliente, pois é NESTE MOMENTO, que a negociação flui e você consegue trabalhar com os detalhes precisos, OUVINDO o seu cliente, trabalhando com perguntas e não com várias afirmações. Se a sua mensagem não engaja nos primeiros minutos da apresentação, a cada momento que você passa falando do seu serviço ou produto é mais uma barreira colocada entre você e seu cliente.

Em um dos meus textos, falo sobre a importância do vídeo institucional que é o mais trabalhado com nossos clientes aqui na Dropix, recomendo a leitura, pois nestes ambientes vejo o quanto a ausência de um material institucional impacta negativamente a situação quando poderia estimular (e muito) a uma reunião mais efetiva.

Talvez a retórica, por mais que compreensível, ainda é pouco praticável entre as empresas e vendedores que buscam uma performance melhor de atuação. O tempo deve ser o seu aliado principal na compreensão da dor de seu cliente e na criação de um vínculo e relacionamento com ele. Se você usa grande parte deste tempo para falar de si mesmo, gastando tanto para entregar a mensagem principal de sua empresa, bem provável que o resultado esperado esteja bem distante do seu sucesso.

Connect

Responsável pela captação de novos negócios e alinhamento entre cliente, produtora, fornecedores e parceiros. Atua também na criação de conteúdo da empresa e apresentação a novos parceiros.