Fechar

Ainda vale investir em vídeo institucional?

O grande crescimento dos meios digitais informais, a pessoalidade nas negociações e também a constância de conteúdos “menos institucionais” que as organizações vêm colocando, coloca o questionamento em cheque:

E aí, vídeos institucionais ainda funcionam?

O tão tradicional e nunca atemporal vídeo institucional é uma das ferramentas mais efetivas quando o assunto é, transmitir uma mensagem. Em cenários onde o seu cliente não faz ideia de quem você é ou do que é capaz de entregar, o vídeo institucional consegue em não mais do que dois minutos, passar toda a mensagem e entregar a seu cliente, insumos necessários para começar a criar uma visão positiva de você. Além disto usa de reforços visuais, auditivos e comunicacionais para engajar o seu cliente em sua história. Um material institucional é a melhor forma de criar uma conexão entre você, o mercado e a necessidade daquele cliente. No entanto, a simples criação de um institucional não pode ser pensado de forma superficial, ele carrega consigo uma proposta e objetivo claro e deve ser trabalhado da mesma forma, buscando reflexões claras quanto a sua criação.

Com isto, segue alguns pontos importantes na hora de se pensar em um vídeo institucional:

  • Sua empresa tem história e isto vende mais do que preço!

Se você olhar para a grande maioria dos materiais institucionais, verá que pouco é dito sobre preço, orçamento ou algo do tipo. A proposta aqui é mostrar VALOR, posicionamento e experiência. Seja pelo aprendizado e aprimoramento obtidos pelos anos de mercado, a preocupação e cuidado com clientes, fornecedores e colaboradores, a proposta aqui é simplesmente resolver o problema de um cenário atual de seu cliente é mostrar para o mercado, que a sua empresa tem história, contexto e DIFERENCIAIS para tratar disto!

  • Comunicação é estratégia, não ostentação!

Vídeos não são softwares, maquinários ou colaboradores, porém, não é por conta disto que a contratação não deva ser pensada de forma a cumprir com um objetivo. Sejam eles de vendas, inserção no mercado, apresentação de um produto ou serviço, engajamento de equipe e até mesmo expansão de sua atuação no mercado, a comunicação é a principal forma de obter este alcance e apresentar tanto internamente quanto externamente ao mercado as suas realizações e seus resultados.

  • Se você não é visto, por quem será lembrado?

Essa última veio sim daquele ditado mais do que desgastado “quem não é visto não é lembrado”, mas ele tem uma ótima reflexão. Certa vez, ouvi de um colega de trabalho algo do tipo: “O que vende uma empresa é o resultado que ela gera. Se o mercado ou seus clientes não enxergam isso, como ela vai conseguir seguir adiante?”. Bom, acho que a reflexão é bem conclusa e não precisaria tecer muita coisa sobre ela não, porém, é um fator importante na hora de se criar um conteúdo sobre a sua empresa.

O que você está fazendo na hora de produzir um material institucional é justamente isto, entregar o seu compromisso e seu “currículo” de realizações. Mostrando para o mundo que você vai além da sua proposta de valor, e que suas promessas na hora de vender ou apresentar para um novo cliente, não só se realizam ao final, mas também trazem resultados (como os apresentados em seu material). Você passa a ser lembrado não como uma promessa ou uma opção, mas sim como uma alternativa única de se obter o resultado esperado.

Enfim, concluindo de forma quase redundante o questionamento no título, um vídeo institucional vai além de enaltecer o seu negócio, ele fideliza, apresenta e engaja a sua organização se feito de forma estratégica. Toda a camada de frames e takes cumprem um único objetivo, o sucesso da sua organização.

Connect

Responsável pela captação de novos negócios e alinhamento entre cliente, produtora, fornecedores e parceiros. Atua também na criação de conteúdo da empresa e apresentação a novos parceiros.